Uma ação integrada da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas por contrabando e associação criminosa, na tarde de terça-feira, na BR-153, em Bagé.
A operação ocorreu durante fiscalização voltada ao combate de crimes transfronteiriços. Os policiais abordaram um caminhão M. Benz 1318, com placas de Tavares, que transportava uma carga de verduras. No veículo estavam um homem, de 49 anos, natural de Tavares, com antecedentes por tráfico de drogas e violência psicológica contra mulher, e uma mulher, de 29 anos, natural de Porto Alegre.
Durante a vistoria, os agentes encontraram 1.200 litros de defensivos agrícolas de origem estrangeira e com importação proibida, o equivalente a cerca de 1,2 tonelada do produto. Conforme a PRF, a carga foi avaliada em aproximadamente R$ 1.020.000,00. O material ilícito estava escondido sob cebolas, abóboras, morangas e alho.
Em apoio ao transporte, uma caminhonete Toyota Hilux, também com placas de Tavares, foi identificada trafegando à frente do caminhão. No veículo estavam um homem, de 30 anos, natural de Osório, com antecedente por receptação de veículo, e uma mulher, de 27 anos, natural de Tramandaí. De acordo com a apuração, o casal atuava como batedor, repassando informações sobre possíveis fiscalizações ao longo do trajeto.
Os quatro envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à polícia judiciária. Os dois veículos utilizados na ação e a carga de defensivos agrícolas foram apreendidos.
Segundo as forças de segurança, a integração entre Draco, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal foi decisiva para interceptar a carga ilegal e responsabilizar os envolvidos no esquema criminoso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
