A Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Vasconcelos Pinto, em Cruz Alta, se tornou um verdadeiro centro de cultura e transformação social com a presença do projeto Capoeira Novas Vivências. Desenvolvido pela Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria de Educação, o projeto leva semanalmente a prática da capoeira aos alunos do 4º ano, que têm se destacado como multiplicadores de valores como respeito, disciplina, pertencimento e consciência histórica.
Atualmente com formato itinerante, o projeto percorre as escolas da rede municipal, mas encontrou na EMEF Intendente Vasconcelos Pinto um terreno fértil para aprofundar suas ações. Lá, foi criado um coletivo cultural fixo, permitindo um trabalho contínuo com os estudantes.
“Pensando na falta de continuidade do formato itinerante, decidimos estabelecer um núcleo onde pudéssemos trabalhar de forma mais profunda, com um grupo fixo de alunos que irá representar a capoeira no município”, explica o mestre Nano Moraes, instrutor responsável pelas aulas. “Se há uma apresentação cultural, são essas crianças que representarão Cruz Alta”, acrescenta.
Muito além dos movimentos físicos como a ginga, os golpes e esquivas, o projeto traz uma abordagem ampla da capoeira enquanto manifestação cultural ancestral, com forte ligação à resistência negra no período escravocrata. As aulas incluem conteúdos sobre história, identidade e luta social, oferecendo aos alunos uma perspectiva que vai além do esporte.
O impacto do projeto já é sentido pela equipe pedagógica da escola, que observa melhorias no comportamento, no desempenho escolar e no senso de responsabilidade dos alunos envolvidos. Para as crianças, a experiência tem sido enriquecedora. “Eu aprendi muitos movimentos, mas o mais importante foi o respeito, respeito ao mestre e aos colegas. Eu gosto muito e quero seguir aprendendo”, afirma a aluna Maísa Zanetti.
O “Capoeira Novas Vivências” mostra que a educação vai além da sala de aula tradicional. Ao unir esporte, cultura e cidadania, o projeto tem contribuído para a formação de jovens mais conscientes e preparados para protagonizar suas próprias histórias.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper