O Projeto Basketito foi contemplado com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, que permite que iniciativas esportivas recebam apoio financeiro de empresas parceiras para atuar no contraturno escolar. Com o aporte, o Basketito escolheu dez escolas da rede municipal de Cruz Alta para a realização das atividades, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que celebra mais um importante investimento para a educação e o esporte escolar.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a inclusão social e desenvolver valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito por meio do basquete. Segundo o Coordenador Pedagógico da SME, Fernando Trentini, os recursos possibilitarão a disponibilização de materiais esportivos, uniformes e estrutura necessária para que as atividades ocorram durante todo o ano letivo.
O secretário de Educação, Paulo Moraes, destacou que o Basketito vai além do esporte. “É uma oportunidade de transformar a vida dos nossos estudantes, ocupando o tempo no contraturno com atividades saudáveis e educativas, ao mesmo tempo em que fortalecemos a educação integral”, afirmou.
Cada núcleo escolar receberá nove bolas, coletes, duas camisetas tipo regata para cada aluno, banners de divulgação e acompanhamento para garantir a organização e a qualidade das ações. Haverá ainda reuniões com as famílias, registro das atividades e adaptações das aulas em caso de chuva, garantindo o funcionamento contínuo do projeto.
As aulas começarão nos próximos meses, com a expectativa de atender dezenas de alunos, oferecendo mais do que esporte: um espaço para aprendizado, convivência e cidadania.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper