O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 27% de abstenção neste domingo (9). O índice é semelhante ao observado em 2024, quando ficou em 26,6%, e menor do que o verificado em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Ao todo, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para participar.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o balanço geral da prova foi positivo. “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes. Foi tudo tranquilo”, afirmou. Ele também informou que 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do exame, como portar aparelhos eletrônicos, utilizar material impresso, deixar a sala antes do horário permitido ou desobedecer orientações dos fiscais.
A prova deste domingo contou com 90 questões de múltipla escolha das áreas de linguagens (incluindo língua estrangeira), ciências humanas, além da redação. O tema proposto para o texto argumentativo tratou das perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira. Para o ministro, a escolha promove um debate atual e necessário. “O país começou a inverter sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas. É um tema que exige cuidado e reflexão”, comentou.
Especialistas consultados destacaram que o assunto também permite discutir violações de direitos e o etarismo, preconceito baseado na idade, considerado um desafio crescente na sociedade.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, avaliou positivamente a formulação do exame. “A prova estava linda, trabalhando habilidades previstas nas referências curriculares. É um grande tema para se discutir nos próximos dias”, disse.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e mobilizou mais de 300 mil pessoas na organização e execução.
Alunos que enfrentaram problemas ou que vivem em regiões paranaenses atingidas por tornado terão reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.
O segundo dia do Enem ocorre no próximo domingo (16), quando os participantes responderão às questões de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o desempenho escolar, a nota do Enem segue sendo decisiva para o acesso ao ensino superior, podendo ser utilizada no Sisu, Prouni e Fies.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
