A chegada da primavera nesta segunda-feira, 22 de setembro, foi marcada por instabilidade e temperaturas baixas em grande parte do Rio Grande do Sul. A aproximação de uma massa de ar frio trouxe chuva desde a madrugada, com risco de precipitações fortes e temporais isolados especialmente nas regiões Norte e Nordeste do estado.
Em Cruz Alta, o amanhecer registrou mínima de 8°C, com sensação térmica de 6°C em alguns pontos do município. Ao longo do dia, os termômetros não devem ultrapassar os 17°C. Entre a tarde e a noite, o avanço de ar seco e frio tende a melhorar as condições do tempo, garantindo firmeza para a maior parte do território gaúcho.
O inverno termina oficialmente às 15h19min, com o equinócio de primavera. No entanto, a estação mais florida do ano terá início sob características típicas do inverno. A massa de ar frio que ingressa sobre o estado deve provocar madrugadas geladas e tardes amenas nos próximos dias.
A maioria dos municípios gaúchos registrará mínimas abaixo dos 10°C ao longo da semana. Nas áreas mais elevadas, como Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra, Campanha e Serra do Sudeste, os termômetros podem marcar próximas de 0°C, com possibilidade de geada em alguns setores.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper