A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (17), um caminhão carregado com perfumes importados ilegalmente na BR-293, em Dom Pedrito, na região da Campanha gaúcha. A carga, avaliada em quase R$ 3 milhões, foi interceptada durante uma operação de combate ao crime.
Os agentes da PRF abordaram um caminhão Volkswagen com placas de Caxias do Sul. Ao realizar a fiscalização, encontraram aproximadamente 500 caixas contendo mais de 50 mil frascos de perfumes de origem estrangeira, todos sem a devida documentação de importação.
O motorista, de 55 anos, natural de Caxias do Sul, foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o veículo e a mercadoria, à Polícia Judiciária de Sant’Ana do Livramento. Ele deverá responder pelo crime de descaminho, que consiste na entrada de produtos estrangeiros no país sem o pagamento dos impostos de importação.
De acordo com a PRF, o contrabando e o descaminho causam prejuízos significativos à economia formal, ao promoverem concorrência desleal com o comércio regularizado. Além disso, os perfumes apreendidos não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que representa riscos à saúde dos consumidores, já que podem conter substâncias sem controle ou fiscalização.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: PRF