O GreNal disputado neste domingo (21), no Beira-Rio, terminou com vitória emocionante do Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, mas a polêmica sobre a arbitragem tomou conta das entrevistas pós-jogo. O presidente tricolor, Alberto Guerra, fez um duro desabafo contra a atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que marcou três pênaltis a favor do Internacional.
“Fazia tempo que eu não via o que aconteceu hoje aqui. Vou repetir para vocês o que mandei para o [Rodrigo] Cintra durante o jogo: fazia tempo que eu não via um time ser tão operado como foi hoje aqui. E mesmo assim, por sorte, o Grêmio conseguiu superar as adversidades da arbitragem e sair com o resultado positivo”, declarou Guerra, antes da coletiva do técnico Mano Menezes.
Os dois primeiros pênaltis para o Colorado foram assinalados ainda no primeiro tempo. Segundo a comentarista Renata Ruel, da ESPN, os lances não deveriam ter sido marcados. Já no último minuto do clássico, o Inter teve nova penalidade a seu favor, mas acabou desperdiçando.
Guerra chegou a comparar o confronto com a “Batalha dos Aflitos”, em 2005, quando o Grêmio superou o Náutico em um duelo marcado por expulsões e polêmicas. “O que vimos aqui foi algo surreal. Até brinquei com o Mano que foi quase uma Batalha dos Aflitos, porque três pênaltis do jeito que foi, as faltas, as inversões. Foi um negócio de louco. A gente espera que as coisas melhorem pra que a gente tenha um grande produto para vender”, disse o dirigente.
Próximos jogos do Grêmio no Brasileirão:
Botafogo (C): 24/09, às 19h30
Vitória (C): 28/09, às 11h
Santos (F): 01/10, às 21h30
Com informações: Jornalista Fernando Kopper