Porto Alegre está em alerta de risco alto para ventos fortes e chuvas nesta segunda-feira (28). A previsão aponta para acumulados de precipitação que podem, pontualmente, ultrapassar os 90 milímetros, além de rajadas de vento que podem atingir até 85 km/h, segundo os alertas meteorológicos vigentes.
Na prática, o cenário tem se mostrado ainda mais severo. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma estação na zona Sul da capital gaúcha registrou vento de 104 km/h às 9h25min. Em bairros como Ipanema, mesmo com chuva fraca, a força do vento causou pequenas ondas na orla da avenida Guaíba, tornando o ambiente desaconselhável para atividades ao ar livre.
Os arredores da Orla do Guaíba também sentem os efeitos da ventania. Na Rótula das Cuias, o vento forte chegou a erguer a estrutura de proteção de um dos termômetros da área. No Trecho 1 da orla, próximo à banca 6 e entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro, um banheiro químico foi derrubado. Outros dois banheiros também foram vistos tombados no Trecho 3 do complexo.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) já começou a atender ocorrências. Galhos de árvore de grande porte caíram sobre a avenida Ipiranga, nas proximidades da avenida Vicente da Fontoura. Na região da Costa Gama, uma árvore de grande porte está sendo temporariamente sustentada por galhos vizinhos, enquanto equipes se deslocam para fazer a remoção segura. Próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, também houve registro de queda de galhos.
As autoridades recomendam que a população evite circular em áreas com árvores de grande porte, mantenha atenção redobrada ao transitar por vias urbanas e esteja atenta a novos alertas meteorológicos nas próximas horas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Correio do Povo