A Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Paraná cumpriu, nesta quarta-feira, 03/09, mandados de busca e apreensão e de prisão contra uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu de forma simultânea em nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.
No Rio Grande do Sul, foram cumpridas 35 ordens judiciais em cidades como Gravataí, Viamão, Canoas, São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Parobé, Esteio, Cachoeirinha, Victor Graeff e Santo Antônio da Patrulha. A ação resultou na prisão de 15 pessoas, sendo 11 prisões temporárias, um foragido e três flagrantes por posse de arma de fogo.
Ao todo, a operação mobilizou mais de 500 policiais civis em todo o país. As ordens judiciais foram expedidas após dois anos de investigação conduzida pela Polícia Civil do Paraná, que revelou um esquema estruturado de fraudes eletrônicas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão.
As apurações apontam prejuízos de pelo menos R$ 5,4 milhões às vítimas. Segundo a investigação, o grupo utilizava diferentes métodos para acessar contas bancárias e, em seguida, pulverizava os valores em várias contas, em uma prática de lavagem que dificultava o bloqueio e o rastreamento do dinheiro.
A operação reforça a atuação integrada das polícias civis estaduais no combate a crimes financeiros e digitais, demonstrando a importância da cooperação interestadual para desarticular organizações complexas que operam em todo o território nacional.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Polícia Civil RS