Na manhã desta quarta-feira, 27/08, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a segunda fase da Operação Bullock. A ofensiva cumpriu 35 ordens judiciais nas cidades de São Luiz Gonzaga, Ijuí e São Borja, resultando na prisão de 16 pessoas e na apreensão de drogas e celulares.
Segundo o delegado Rogério Junges, a operação é um desdobramento de investigações contra o tráfico de drogas na região. O trabalho começou em maio, quando policiais apreenderam entorpecentes avaliados em mais de R$ 40 mil e prenderam um homem em flagrante. Em junho, outros dois traficantes foram detidos com cerca de 600 gramas de drogas e veículos utilizados pelo grupo.
As investigações permitiram mapear a estrutura criminosa, identificar pontos de venda, rastrear movimentações financeiras e confirmar a hierarquia da organização. Em julho, na primeira fase da Operação Bullock, foram presos os “gerentes” do grupo e um indivíduo apontado como líder do tráfico na região. Já em agosto, uma nova ação resultou na apreensão de mais de 12 quilos de drogas.
A ofensiva desta quarta-feira teve como foco desarticular os pontos de venda ainda ativos. Das 35 ordens judiciais cumpridas, foram 13 prisões preventivas, duas prisões temporárias e 20 mandados de busca e apreensão. Somente em São Luiz Gonzaga, foram realizadas 12 prisões e 17 buscas. Em São Borja, a ação resultou em duas prisões temporárias e dois mandados cumpridos. Já em Ijuí, houve uma prisão preventiva e uma busca, que levou à prisão em flagrante de um jovem de 18 anos por tráfico, após a apreensão de maconha.
Com a segunda fase da operação, a Draco já soma, somente em 2025, a apreensão de mais de 20 quilos de drogas e um prejuízo estimado em R$ 143 mil ao tráfico de drogas. Ao todo, 51 pessoas ligadas ao esquema foram presas neste ano.
O delegado Rogério Junges destacou o trabalho conjunto das forças de segurança: “O apoio da Brigada Militar foi fundamental para o êxito das ações e reforça a união no enfrentamento ao tráfico de drogas na região”. As buscas realizadas nas casas prisionais de São Luiz Gonzaga e Ijuí também contaram com o suporte da Polícia Penal.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Polícia Civil