A Polícia Civil indiciou quatro policiais militares pelos crimes de homicídio qualificado, fraude processual, abuso de autoridade e prevaricação em investigação sobre a morte de um homem durante abordagem policial no município de Bom Jesus, ocorrida em 4 de março deste ano. O inquérito foi remetido na última sexta-feira, 18/07, ao Poder Judiciário.
Conforme apurado, a vítima foi atingida por quatro disparos de arma de fogo no quilômetro 64 da BR-285, durante a ação policial. Inicialmente, os policiais relataram legítima defesa, alegando que o homem os teria atacado com uma faca. Entretanto, um vídeo enviado ao Ministério Público revelou que a vítima já estava rendida e algemada no momento dos disparos, o que motivou o aprofundamento das investigações.
Foram realizadas diligências como análise de laudos de necropsia e balística, que confirmaram que os tiros partiram da arma de um dos policiais, além de oitivas e reinquirições de testemunhas e dos envolvidos, e perícia do vídeo. A investigação também apontou que os policiais alteraram a cena do crime e prestaram informações falsas para obstruir as apurações.
O delegado Anderson Silveira de Lima, responsável pelo inquérito, solicitou e obteve a prisão preventiva do policial militar identificado como autor dos disparos, que já foi cumprida pela Polícia Civil. O soldado foi indiciado por homicídio qualificado e fraude processual, enquanto os outros três policiais — um sargento e dois soldados — foram indiciados por fraude processual e prevaricação.
A remessa do inquérito ao Judiciário e ao Ministério Público reforça o compromisso da Polícia Civil com a apuração rigorosa e imparcial dos fatos, assegurando a aplicação da lei e a manutenção do Estado Democrático de Direito.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Polícia Civil RS