A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu nesta quarta-feira, 03/09, o inquérito que investigava a morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, durante abordagem policial no distrito de Palma, em Santa Maria, na Região Central, ocorrida em julho. Segundo o relatório final da investigação, os dois policiais militares envolvidos agiram em legítima defesa, e, portanto, não houve indiciamento. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário.
Conforme apurado, a morte de Both ocorreu durante uma fiscalização de rotina para apurar um possível crime ambiental. A situação teria escalado quando o agricultor, contrariado com os procedimentos, teria apanhado um machado e investido contra a guarnição, conforme informou a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, responsável pelo caso.
A investigação levou em consideração imagens de câmeras de segurança do local, além de laudos de necropsia e balística, que confirmaram a versão apresentada pelos policiais. O inquérito concluiu que a reação dos agentes com disparos de arma de fogo foi uma resposta direta a uma agressão injusta, atual e iminente, representando um risco real e imediato à vida dos policiais. A DPHPP destacou ainda que o uso da força foi moderado e estritamente necessário para neutralizar a ameaça letal e cessou assim que o agressor foi contido.
O entendimento da Polícia Civil seguiu a mesma linha da Corregedoria da Brigada Militar (BM), que, em agosto, havia concluído que houve necessidade do uso da arma de fogo para conter a ação e preservar a vida dos policiais militares.
Relembre o caso
Valdemar Both morreu em 1º de julho, após ser atingido por tiros disparados por dois policiais do 2º Batalhão Ambiental. A guarnição se deslocou até o local para verificar uma denúncia de falta de alvarás em uma serralheria, segundo o coronel Rodrigo Gonçalves do Santos, comandante do Comando Ambiental do RS. Durante a fiscalização, Both não apresentou os documentos exigidos e, ao ser abordado, teria ameaçado os policiais com um machado.
Imagens de câmeras de segurança registraram a ação, mostrando a discussão entre Both e os policiais, seguida de disparos. O agricultor caiu para fora de um galpão e morreu no local.
Os profissionais envolvidos na ocorrência foram afastados das funções. Valdemar Both deixa a esposa, de 49 anos, e um filho de 21 anos.
O inquérito final reforça que a atuação policial se manteve dentro dos limites legais, respeitando os protocolos de segurança e o uso proporcional da força, encerrando oficialmente a investigação sobre a morte do agricultor em Santa Maria.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper