Foi identificado como Mário Gomes Rodrigues, de 53 anos, o homem preso preventivamente em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante rituais religiosos. Segundo a Polícia Civil, o investigado, que se apresentava como pai de santo, atraía mulheres com promessas de atendimentos espirituais e banhos de descarrego, mas usava a fé das vítimas para cometer os abusos.
A prisão ocorreu na quarta-feira (22), e o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional. A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que já identificou três vítimas. Elas procuraram o religioso em busca de ajuda para resolver problemas pessoais e foram convencidas por ele de que atos libidinosos faziam parte dos rituais, supostamente necessários para alcançar resultados espirituais.
De acordo com o relato das vítimas e de testemunhas ouvidas pela Polícia Civil, há outros casos semelhantes que também estão sendo apurados. A Deam reforçou que as práticas atribuídas ao suspeito não têm qualquer relação com os ritos legítimos das religiões de matriz africana.
As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e esclarecer a extensão dos crimes atribuídos a Rodrigues.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
