O terceiro distrito de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, se prepara para viver três dias de celebração intensa à cultura, religiosidade e identidade do interior. A 51ª Festa da Colônia de Otávio Rocha acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho e contará com uma programação recheada de atrações típicas, homenagens aos colonos e motoristas e destaque especial aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Organizada pela Associação dos Amigos de Otávio Rocha, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha, a festa terá como momento simbólico a coroação das embaixatrizes da Fecouva 2026, durante o tradicional filó promovido pelo grupo de jovens Jucri, na noite de sexta-feira (25).
A programação inicia na sexta com torneio de bochas, missa em talian e almoço típico, seguido de filó com música, brincadeiras e gastronomia típica da colônia — incluindo brodo, pipoca, bergamota, quentão, grostoli e outras delícias.
No sábado (26), a atração principal é a 9ª etapa do Campeonato de Quatrilho Gaúcho, além de missas, almoço e jantar com cardápios típicos da culinária italiana colonial.
Já no domingo (27), a abertura da safra vinícola de 2025 será celebrada com a bênção de tratores e caminhões, distribuição de vinho, almoço com o tradicional menarosto e gincana “Colono com Orgulho”, promovida pela Rádio Viva. Durante todo o dia, acontecem jogos de colônia e comercialização de doces e produtos típicos da região.
As atividades exigem ingressos limitados, com reservas pelo telefone (54) 3279-1305. A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.
A 51ª Festa da Colônia reafirma o orgulho das raízes e da herança dos imigrantes, promovendo a valorização da cultura local e o encontro entre gerações em um ambiente de alegria, devoção e fartura.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Jornal O Florense