A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Truck Hunters, que resultou na prisão de 20 pessoas e no desmantelamento de uma organização criminosa especializada em furtos de caminhões no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCOR), com apoio da Agência Regional de Inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar.
Ao todo, 28 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades, incluindo São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Capão da Canoa, Tramandaí, Portão, Alvorada, Sapucaia do Sul, Mariana Pimentel, Santa Maria, além de estabelecimentos prisionais onde alguns líderes já estavam custodiados.
A investigação, que começou em setembro de 2023, mapeou a atuação da quadrilha durante mais de dois anos. O grupo funcionava como uma verdadeira “empresa do crime”, com hierarquia rígida, departamentos especializados e operações sistemáticas de furto, extorsão e desmanche industrial de caminhões.
O esquema criminoso seguia cinco etapas principais: caçada dos alvos, execução do furto com uso de “chaves micha” capazes de ligar qualquer caminhão, extorsão das vítimas, desmanche em galpões industriais e receptação das peças através de uma rede estruturada de compradores. Mais de 80 ocorrências policiais foram diretamente vinculadas à quadrilha, que aterrorizou caminhoneiros e empresas de transporte, causando impactos econômicos significativos.
Entre os líderes presos estão R.O.S., considerado o cérebro da organização; N.S.B., responsável pelas decisões táticas e operações de campo; J.N.S.G., especialista em planejamento de furtos e extorsão; e I.R.L., que controlava o fluxo financeiro da quadrilha. O esquema movimentava milhões de reais e utilizava identidades falsas, veículos de terceiros e galpões alugados para manter a operação em sigilo.
Com a Operação Truck Hunters, a Polícia Civil e a Brigada Militar esperam proporcionar mais segurança ao setor de transporte gaúcho e trazer justiça às centenas de vítimas que tiveram caminhões furtados e sofreram extorsões nos últimos anos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Correio do Povo