A Polícia Civil desencadeou, na segunda-feira (24), a Operação Severidade, uma ação de grande escala voltada ao combate ao tráfico de drogas e à captura dos envolvidos em um triplo homicídio registrado no fim de setembro deste ano, em Ijuí. A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Ijuí, com apoio das Delegacias da 26ª Região Policial, da Polícia Civil de Horizontina e da Brigada Militar.
Ao todo, 32 policiais participaram da operação, utilizando 10 viaturas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão em diversos bairros de Ijuí, Getúlio Vargas, Storch, Colonial, Luiz Fogliatto e Modelo, além de sete mandados de prisão preventiva, sendo seis no próprio município e um em Horizontina. Os alvos fazem parte de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas.
Seis dos investigados foram identificados como responsáveis pela prática de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e associação criminosa. O sétimo detido possui ligação com o grupo e responde por crimes relacionados ao tráfico e à associação para o tráfico.
O crime investigado chocou o município: no dia do triplo homicídio, o corpo da vítima foi encontrado parcialmente carbonizado em uma área rural de Ijuí, apresentando ainda múltiplos golpes de arma branca no pescoço, tórax e rosto. Um dos suspeitos foi preso em flagrante pela Brigada Militar logo após o crime e autuado na DPPA de Ijuí.
As investigações revelaram que os seis demais envolvidos participaram de todas as etapas da execução, que incluiu a captura da vítima em outro local, agressões físicas até deixá-la inconsciente, amarração de pés e mãos, transporte até a área rural onde o assassinato foi consumado e, posteriormente, a queima do corpo. Conforme a Polícia Civil, o grupo seguia orientações diretas de uma facção com atuação no tráfico de entorpecentes.
Durante a operação, documentos, celulares e outros materiais foram apreendidos e serão analisados para aprofundar as investigações. Um dos alvos também acabou preso em flagrante por tráfico de drogas, com a apreensão de 63 porções de maconha prontas para venda, totalizando 1,2 kg.
Os detidos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Ijuí e ao Presídio Estadual de Santa Rosa, onde permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça que a Operação Severidade integra o compromisso institucional de combate firme ao tráfico de drogas e de responsabilização rigorosa nos crimes contra a vida.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: MB Notícias
Foto: Polícia Civil
