A Polícia Civil desencadeou nesta quinta-feira (4), em São Sepé, a Operação Queda da Coroa, que resultou na prisão de seis pessoas ligadas a uma célula criminosa responsável pelo tráfico de cocaína na cidade. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Polícia local e cumpriu 14 ordens judiciais em bairros como São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz e Santos.
Durante as diligências, os policiais apreenderam dois carregadores, munições e uma pistola calibre 9mm furtada. Os detidos são três homens, de 34, 38 e 58 anos, e três mulheres, de 22, 35 e 38 anos, todos com antecedentes por crimes graves, incluindo homicídio, tráfico, associação criminosa, roubo, furto e porte ilegal de arma.
A operação é a segunda fase da Exitium, realizada em outubro de 2024, que já havia mirado a principal liderança do tráfico de cocaína na cidade, conhecida no submundo do crime como “rainha do pó”. Mesmo recolhida ao sistema prisional, ela mantinha sua rede de apoio atuando com divisão de tarefas. O irmão da investigada, um homem de 39 anos, foi preso hoje por comandar a atividade no endereço da liderança, garantindo a continuidade do tráfico.
Segundo a delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP de São Sepé e responsável pela coordenação, o desmantelamento da célula criminosa representa um duro golpe contra o comércio de drogas no município. A ofensiva contou com apoio das delegacias de Santa Maria (DRACO, DPHPP, 1ª, 2ª e 4ª DP, DPCA, DEAM e Delegacia Regional), além de São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Sêca e Itaara.
Todos os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Sepé e ao Presídio Regional de Santa Maria, onde permanecem à disposição da Justiça.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper