Uma facção criminosa que operava a partir do bairro São Martim e era comandada por detentos do Presídio Regional de Bagé foi alvo da Operação Newbie, deflagrada na manhã desta sexta-feira (25) pelas Delegacias da 9ª Região da Polícia Civil e pelo 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon) da Brigada Militar.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), começaram há quatro meses, após a apreensão de drogas e de uma arma de fogo com um adolescente. A partir desse fato, os agentes identificaram diversos pontos de tráfico ligados ao grupo, revelando um esquema de distribuição operado por pequenos traficantes locais, com “bocas de fumo” espalhadas por diferentes áreas do município.
Com o avanço das apurações, o Poder Judiciário autorizou o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, além da internação cautelar do adolescente investigado. Durante a operação, um homem de 21 anos foi preso em flagrante. Foram apreendidos 12 quilos de maconha, porções de cocaína, uma arma de fogo, munições, balanças de precisão e materiais usados na comercialização de entorpecentes.
O delegado Cristiano Ritta, titular da Draco, destacou que a operação representa mais um duro golpe contra o tráfico de drogas na região, reforçando o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.
Participaram da ação todas as delegacias da 9ª Região Policial, Bagé, Dom Pedrito, Candiota e São Gabriel, com apoio da Polícia Civil de Santana do Livramento. A Brigada Militar atuou com o Setor de Inteligência, a Força Tática e o Policiamento Ostensivo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper