A Brigada Militar segue atuando de forma intensa na Operação Fronteiras e Divisas Seguras, ação integrada de segurança pública realizada simultaneamente entre Brasil, Argentina e Uruguai. A iniciativa conta com a participação de forças policiais, Forças Armadas e órgãos civis, com o objetivo de combater crimes transfronteiriços e reforçar a presença do Estado nas áreas de divisa e fronteira. As atividades tiveram início em 4 de novembro.
Desde o começo da ofensiva, foram empregados 8.751 agentes das instituições envolvidas, 2.739 viaturas, 14 aeronaves, 96 drones, 106 embarcações e 91 cães policiais. No período, 34.795 pessoas foram abordadas, resultando em 204 prisões, sendo 37 de indivíduos que possuíam mandado judicial. Também houve a apreensão de 10 adolescentes.
As equipes realizaram a fiscalização de 23.167 veículos, com 155 recolhidos por irregularidades e 13 recuperados após terem sido identificados como furtados ou roubados. Além disso, a operação já apreendeu mais de 8,7 toneladas de drogas, 18 armas de fogo e 4.455 munições.
Outras frentes de fiscalização incluíram a vistoria de 382 estabelecimentos comerciais. Durante essas ações, foram apreendidos mais de 553 mil maços de cigarros contrabandeados, além de R$ 46 mil em dinheiro.
A Operação Fronteiras e Divisas Seguras segue em andamento, reforçando o combate ao tráfico, ao contrabando e a demais atividades ilícitas que se aproveitam das áreas de fronteira para circulação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
