Uma operação integrada do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resultou na apreensão de 4,7 toneladas de tabaco irregular em uma indústria localizada no município de Sobradinho. A ação ocorreu com o apoio de diversos órgãos de fiscalização e segurança.
No local, foram encontrados funcionários em plena atividade na linha de produção. As equipes identificaram produtos sem registro sanitário junto à Anvisa, além de embalagens já prontas para comercialização, também consideradas irregulares. O galpão onde o material estava armazenado foi lacrado.
Participaram da operação o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Sobradinho, da Secretaria Estadual da Saúde, da Delegacia do Consumidor (DECON) e servidores da Anvisa, incluindo técnicos enviados do Rio de Janeiro especialmente para a ação.
As investigações prosseguem para apurar responsabilidades e a origem do tabaco irregular apreendido.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: MPRS
