Um ônibus que transportava 57 estudantes do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio Vargas, de Vacaria, pegou fogo na tarde desta sexta-feira (3) no Centro Histórico de Porto Alegre. Também estavam a bordo dois professores e o motorista. Apesar do susto e da gravidade do episódio, todos os ocupantes do veículo passam bem.
O incêndio começou logo após o grupo deixar o Palácio Piratini em direção ao Barra Shopping Sul. Conforme relato à Brigada Militar, o motorista disse que o ônibus enroscou em fios de energia na descida da Rua Espírito Santo e apresentou falha no sistema de freios. Ele ainda tentou acionar o freio de mão e desceu para verificar o problema, mas o veículo acabou descendo desgovernado, com passageiros a bordo, já em chamas.
Durante o trajeto descontrolado, o ônibus colidiu com nove carros e uma motocicleta. As chamas se espalharam e atingiram ainda três apartamentos próximos. Moradores precisaram de atendimento médico por inalação de fumaça, mas não houve registro de feridos.
Os alunos, com idades entre 15 e 17 anos, foram encaminhados a uma escola da região, onde receberam acolhimento. Em nota, a direção do colégio informou que todos estão seguros e que está sendo providenciado o retorno do grupo à cidade de origem.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper