Uma das demandas mais aguardadas pela população de Cruz Alta e da região começou a se concretizar oficialmente na segunda-feira, 22 de dezembro, com a assinatura do contrato de repasse entre o Hospital São Vicente de Paulo e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O ato marca o primeiro passo para a construção do novo prédio da instituição, cuja obra tem início previsto para 2026.
O investimento inicial será de R$ 9 milhões, valor que garantirá a execução do primeiro pavimento do novo edifício, onde funcionará o novo pronto-socorro do hospital. A ampliação deverá aumentar significativamente a capacidade de atendimento e qualificar a estrutura hospitalar, beneficiando não apenas Cruz Alta, mas toda a região.
A viabilização da obra ocorreu por meio de articulação direta do deputado estadual Rafael Braga junto ao Governo do Estado. A assinatura do contrato ocorreu nas dependências do próprio hospital e contou, por videoconferência, com a participação do vice-governador Gabriel Souza e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforçando o alinhamento do Executivo estadual com as demandas da saúde regional.
Durante o ato, a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, fez um balanço da transformação vivida pelo Hospital São Vicente de Paulo nos últimos cinco anos. Segundo ela, a instituição enfrentava, naquele período, greves de funcionários, restrições severas de atendimento por falta de equipamentos, problemas estruturais e riscos à continuidade dos serviços.
“Hoje vivemos outra realidade. Com apoio do Governo do Estado, do deputado Rafael Braga, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e de um trabalho sério da direção do hospital, viramos essa página. O São Vicente está permanentemente em obras”, afirmou a prefeita. Paula destacou ainda uma série de melhorias recentes, como a nova UTI, a nova Unidade Santa Rita, a retomada da Unidade São José, o novo bloco cirúrgico, a nova central de esterilização e a maternidade e o centro de parto normal em fase final de implantação.
A prefeita também ressaltou os avanços na gestão administrativa e na valorização dos profissionais. “Os salários estão em dia, o décimo terceiro foi pago, os funcionários receberam presentes de Natal pela primeira vez e, agora, anunciamos a construção do novo prédio”, completou.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul já investiu cerca de R$ 17 milhões no Hospital São Vicente de Paulo, consolidando a instituição como uma das principais referências em saúde para Cruz Alta e municípios da região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
