O Museu Erico Verissimo passa a funcionar em um espaço temporário, enquanto a Casa Museu, onde nasceu o escritor, está em processo de revitalização. A mudança faz parte das comemorações dos 120 anos de nascimento do autor de O Tempo e o Vento.
Na manhã desta sexta-feira (12), uma caravana do Sesc de Carazinho, formada por 18 pessoas, entre elas os organizadores da Feira do Livro da cidade, realizou a primeira visita oficial ao novo endereço, localizado na esquina das ruas Mariz e Barros com Venâncio Aires. O grupo foi guiado pelo escritor e historiador Rossano Cavalari, que também apresentou outros pontos históricos do município.
Grande parte do acervo do museu já foi transferida para a nova sede, que também abrigará a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O imóvel escolhido tem forte valor simbólico e histórico: construído em 1914 pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, foi projetado originalmente para servir de residência ao intendente Coronel Firmino de Paula Filho, filho do General Firmino de Paula.
Wiederspahn é um nome marcante na arquitetura gaúcha, responsável por obras de referência em Porto Alegre, como o Banco da Província e diversos palacetes na capital e em cidades como Pelotas, Santa Maria e Rio Grande.
A casa que passa a receber o museu pertenceu por décadas à família de Aristides (Deco) Pereira, adquirida no início da década de 1950. Sua esposa, dona Eloína (Nina), residiu no local até 2023, quando faleceu aos 92 anos.
O espaço temporário permanecerá aberto à visitação até a conclusão das obras na Casa Museu, garantindo a continuidade da preservação e divulgação do legado de Erico Verissimo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper