O número de mortes violentas registradas durante o Carnaval de 2026 no Rio Grande do Sul apresentou redução em relação aos anos anteriores, conforme dados divulgados pelo governo estadual. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro deste ano, foram contabilizados 20 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) consumados. No mesmo período de 2025, houve 22 casos, enquanto, em 2024, foram registradas 42 ocorrências.
Segundo o levantamento oficial, em 2026 foram confirmados 18 homicídios dolosos, um feminicídio e um roubo seguido de morte, conforme dados atualizados até as 19h de 17 de fevereiro. Também foram registradas 19 tentativas de homicídio e três tentativas de feminicídio no período.
Na comparação com 2025, o número de homicídios dolosos consumados permaneceu estável, com 18 casos. No ano passado, além dessas ocorrências, foram contabilizadas duas lesões corporais seguidas de morte, um homicídio doloso na direção de veículo automotor e uma morte decorrente de oposição à intervenção policial.
A redução mais significativa ocorre em relação a 2024, quando houve queda de 52% no total de mortes violentas. Naquele ano, foram registrados 31 homicídios dolosos, quatro mortes decorrentes de oposição à intervenção policial, três feminicídios, três homicídios dolosos na direção de veículo automotor e uma lesão corporal seguida de morte.
Levantamento elaborado pela equipe do Correio do Povo aponta que pelo menos 32 pessoas morreram de forma violenta no Estado até a tarde desta terça-feira. Entre os casos estão 12 homicídios, um feminicídio, um incêndio com três mortes, cinco afogamentos e 11 vítimas em acidentes de trânsito.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
