A MetSul Meteorologia emitiu um alerta neste domingo (2) sobre a possível formação de um ciclone intenso no Sul do Brasil entre o final da próxima quinta-feira (6) e o início da sexta (7). O fenômeno pode provocar chuva volumosa, temporais e ventos muito fortes, especialmente no Rio Grande do Sul, que deve ser o estado mais afetado.
De acordo com a MetSul, modelos meteorológicos vêm indicando há vários dias o aprofundamento de um centro de baixa pressão na altura do território gaúcho, o que daria origem ao ciclone. As projeções apontam que o sistema deve se formar sob a influência de ar tropical quente e úmido, gerando fortes áreas de instabilidade entre o Centro e o Nordeste da Argentina, avançando em seguida para o Oeste do Rio Grande do Sul.
A sexta-feira (7) tende a ser o dia mais crítico, com chuva forte a intensa, granizo e vendavais. Os acumulados podem chegar a 50 mm a 100 mm em 24 horas em diversas regiões, com possibilidade de volumes acima de 100 mm em alguns municípios. Porto Alegre e região Metropolitana estão entre as áreas que podem registrar os maiores índices de precipitação.
No sábado (8), o ciclone deve se deslocar para o oceano, mas ainda manterá a circulação de umidade, ocasionando chuva fraca e garoa em várias partes do estado. Embora os volumes sejam menores, o vento seguirá forte, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h em grande parte do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar 100 km/h em áreas mais expostas e se estender até o Sul e Planalto de Santa Catarina.
A MetSul ressalta que novos dados, previstos para quarta (5) e quinta-feira (6), deverão trazer informações mais precisas sobre os riscos de chuva intensa e ventania. A recomendação é de atenção redobrada à população e autoridades, principalmente nas regiões com histórico de alagamentos e destelhamentos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Metsul Meteorologia
