O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, encaminhou à Corregedoria da Casa, nesta sexta-feira, 08/08, os pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição envolvidos no motim que ocupou a Mesa Diretora do plenário, além de uma deputada acusada de agressão. As solicitações precisarão ser analisadas e votadas pelo Conselho de Ética.
A lista de oposicionistas é composta majoritariamente por parlamentares do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo. Eles são acusados de obstruir a retomada dos trabalhos legislativos ao permanecerem na Mesa Diretora nos dias 5 e 6 de agosto. A deputada Camila Jara (PT-MS) é acusada de empurrar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a tentativa de retomada do controle do plenário.
Os parlamentares citados são: Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PL-TO), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Domingos Sávio (PL-MG), Carlos Jordy (PL-RJ) e Camila Jara (PT-MS).
De acordo com nota divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, a decisão foi tomada após reunião da Mesa Diretora nesta sexta-feira. Os processos serão analisados pela Corregedoria, que avaliará imagens e depoimentos. Em seguida, retornarão à Mesa Diretora para deliberação e envio ao Conselho de Ética.
As acusações incluem desde o impedimento físico da retomada dos trabalhos e ocupação de cadeiras da presidência até uso de criança em ambiente de tensão, agressão a jornalista e empurrões entre parlamentares. Alguns deputados negam as acusações ou afirmam que houve apenas resistência pacífica, enquanto outros ainda não se manifestaram publicamente.
O caso marca um novo capítulo de tensão entre base governista e oposição no Congresso, com a possibilidade de punições que podem afastar temporariamente deputados de seus mandatos.
Com informações: Jornalist Fernando Kopper