Foi confirmada, por volta das 23h desta quinta-feira (10), a morte da menina Bianca Zanella, de 11 anos, que havia caído de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. O Corpo de Bombeiros Militar informou que o corpo da criança foi localizado cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda. O resgate mobilizou equipes especializadas e levou cerca de 10 horas.
Bianca, natural do Paraná, estava com a família quando o acidente ocorreu, por volta das 13h30. Equipes dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com o apoio da aviação da Brigada Militar, foram mobilizadas rapidamente. O local onde a menina caiu foi identificado às 17h30 com o uso de drone, mas, devido às condições climáticas adversas, o resgate aéreo não pôde ser realizado, sendo necessário o uso de cordas.
Somente à noite as equipes conseguiram acessar o ponto onde Bianca estava. Já sem sinais de vida, o óbito foi confirmado pelos bombeiros no local. Os procedimentos de retirada do corpo e os trâmites com a Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) seguiram durante a madrugada.
O Cânion Fortaleza é uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra Geral, com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitudes que chegam a 1.157 metros. O local é conhecido pelas paisagens e trilhas, recebendo grande fluxo de turistas durante o ano.
A concessionária Urbia, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, informou estar prestando suporte à família e colaborando com as autoridades envolvidas na operação de resgate.
mbeiros:
“O Corpo de Bombeiros Militar lamenta com profundo pesar o ocorrido e presta sua solidariedade aos familiares.”
O caso de Bianca ocorre na mesma semana em que outros dois acidentes foram registrados em pontos turísticos da Serra. No sábado (5), um acidente com um carrinho elétrico no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, matou um homem e uma mulher, ambos de 61 anos, moradores de Porto Alegre. Já na quarta-feira (9), um adolescente de 13 anos, natural de Montevidéu, caiu de um brinquedo no Alpen Park, em Canela. Ele precisou passar por cirurgia.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper