A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na noite desta sexta-feira (1º), Fabio Rosa Carvalho, conhecido como “Fabio Noia”, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa originada no Vale dos Sinos. Foragido desde fevereiro de 2023, ele foi capturado na cidade de Buenos Aires, na Argentina, em uma operação conjunta entre autoridades brasileiras e argentinas.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Polícia Federal e da Polícia da Província de Córdoba, na Argentina.
Segundo a Polícia Civil, Carvalho tem um extenso histórico de envolvimento com crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios. Ele começou a usar tornozeleira eletrônica em outubro de 2022, mas rompeu o equipamento em fevereiro do ano seguinte e passou à condição de foragido.
Durante as investigações, as autoridades descobriram que ele havia se refugiado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de onde articulava alianças com a maior facção criminosa do Brasil, sediada em São Paulo.
A prisão de Fabio Noia representa um importante desdobramento no combate ao crime organizado no Estado. As tratativas para sua extradição já estão em andamento.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper