O jovem de 19 anos que confessou ter esfaqueado e matado a própria avó em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, foi transferido nesta terça-feira (10) para um hospital com ala psiquiátrica. Desde o dia 19 de julho, quando cometeu o crime, ele estava recolhido preventivamente no Presídio Estadual de Lajeado.
A vítima foi identificada como Sonia Machado, de 61 anos. Na madrugada do crime, por volta das 3h, a Brigada Militar encontrou o corpo da idosa às margens de um arroio, na localidade de Linha Carijinho. Ela havia sofrido cerca de 30 facadas. Dentro da casa em que residia, os policiais constataram manchas de sangue e sinais de tentativa de remoção. O neto, inicialmente, apresentou versões contraditórias, mas acabou confessando o assassinato, alegando que a avó teria impedido sua saída de casa.
Agora, o rapaz ficará em tratamento sob monitoramento eletrônico, conforme decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que atendeu pedido do advogado Maurício Batista. Segundo a defesa, o jovem sofre de transtornos mentais graves e não tem consciência do ato que cometeu.
“Ele não tem capacidade de perceber o que fez. É uma pessoa doente, com histórico de tratamentos psiquiátricos. Na penitenciária, era ameaçado por outros detentos, o que colocava em risco tanto ele quanto os demais”, afirmou Batista.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo