O Inter alcançou uma vitória importante na noite desta quarta-feira (23), ao bater o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro triunfo colorado fora de casa na competição e apenas a quarta vez que o clube atuou no estádio santista na história do Brasileirão. O resultado representa também a terceira vitória consecutiva da equipe na atual edição e dá tranquilidade para que o time de Roger Machado projete voos mais altos no segundo semestre.
Com a mesma escalação que venceu o Ceará na rodada anterior, o Colorado soube aproveitar o momento conturbado do adversário. Logo aos 8 minutos, Alan Patrick achou um lindo passe para Carbonero, que invadiu a área, driblou o goleiro e finalizou com categoria: 1 a 0. “Muito contente pelo gol que vinha buscando. Temos que seguir assim para vencer”, declarou o colombiano, que segue invicto desde que chegou ao clube.
A pressão da torcida santista se refletia em campo. O Santos pouco criava e viu suas melhores chances no primeiro tempo pararem nas mãos de Rochet, em especial em um cabeceio de Neymar. O Inter, por sua vez, manteve o controle da partida e quase ampliou com Vitão e Borré, mas foi para o intervalo com a vantagem mínima.
No segundo tempo, os donos da casa tentaram reagir, mas sem criatividade. Em uma das poucas jogadas de perigo, Rochet saiu mal e a bola explodiu na trave, assustando os colorados. Pouco depois, Neymar desperdiçou nova oportunidade ao chutar por cima.
Aos 28 minutos, o alívio: em cruzamento de Alan Patrick, a bola tocou no braço de um defensor santista. Após revisão no VAR, o árbitro marcou pênalti. Borré cobrou com segurança e fez 2 a 0, sacramentando a vitória colorada e sua terceira consecutiva no Brasileirão.
Com a vantagem estabelecida, Roger Machado fez substituições pensando na sequência da temporada. No domingo, o Inter recebe o Vasco no Beira-Rio, e o treinador deve preservar alguns titulares, de olho no confronto contra o Fluminense, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Santos ainda descontou com Barreal no fim e quase empatou com Neymar, que parou em defesa salvadora de Rochet em cima da linha. Com o resultado, o Inter dá um salto na tabela e ganha confiança para os desafios que se aproximam.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper