O Instituto Ling, em Porto Alegre, realiza neste sábado, 1º de novembro, às 16h30, um sarau gratuito em homenagem aos 120 anos de Erico Verissimo, escritor que registrou de forma única a história do Rio Grande do Sul. O evento contará com leituras, causos e milongas, sob curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva, com participação dos educadores e escritores Catia Simon e Sergius Gonzaga, além da presença musical do violonista e compositor Vinícius Brum. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site do instituto.
Entre os destaques da programação estão debates sobre uma entrevista de Erico Verissimo à escritora Clarice Lispector, nos anos 1960, e leituras de trechos de obras marcantes do autor gaúcho, como Olhai os Lírios do Campo (1938), O Senhor Embaixador (1965) e Incidente em Antares (1971). O evento ainda contará com cafés especiais da Baden e uma banca de livros com curadoria da Livraria Baleia, completando a tarde literária e musical no salão de eventos do centro cultural.
Nascido em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905, Erico Verissimo conquistou reconhecimento nacional e internacional ao escrever histórias que combinam universos intimistas de personagens com amplos contextos sociais e históricos. Sua obra registra os costumes, conflitos e a cultura gaúcha, transformando experiências regionais em narrativas universais, tornando-o um referencial da literatura como memória e celebração da vida.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
