Conforme o Inmet, o alerta laranja prevê chuva intensa, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em um período de 24 horas. Além disso, há risco de queda de granizo e rajadas de vento que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h. Diante desse cenário, o órgão chama atenção para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores, danos em lavouras, prejuízos à infraestrutura urbana e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além do aviso de maior gravidade, outros dois alertas com grau de severidade amarelo seguem em vigor no Estado. O primeiro entrou em vigência às 9h11min desta quinta-feira (15) e abrange o Litoral Norte, a Região Metropolitana, o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, com validade até o fim da noite de sexta-feira. Já o segundo alerta amarelo teve início ao meio-dia desta quinta-feira e contempla a Região Sul, a Campanha e a Fronteira Oeste, incluindo municípios até Uruguaiana, com validade até a noite de hoje.
Nos alertas classificados como amarelos, o Inmet aponta situação de “perigo potencial”, com previsão de chuva de até 50 milímetros, possibilidade de ocorrência de granizo e ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Embora menos severos que o alerta laranja, esses eventos também podem causar transtornos pontuais, especialmente em áreas vulneráveis.
Diante das previsões, o Inmet reforça orientações de segurança à população. A recomendação é evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a postes, torres de energia e placas de publicidade, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
