Foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, a criança morta no ataque registrado na manhã desta terça-feira (08) dentro da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, na cidade de Estação, no Norte do Rio Grande do Sul. O autor do crime é um adolescente, também aluno da instituição, que invadiu uma sala de aula e atingiu o menino com golpes de faca.
Vitor não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ele cursava o 4º ano do Ensino Fundamental e era considerado um estudante participativo e afetuoso com colegas e professores. Em nota, a Prefeitura de Estação lamentou a perda: “Vitor era um querido estudante da escola […], e sua partida deixa uma imensa lacuna em nossa comunidade escolar”.
O crime chocou moradores da cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. O prefeito Geverson Zimmermann declarou que a administração avalia antecipar o recesso escolar. “O adolescente atingiu a parte mais sensível da cidade, que é a educação. Não vai ter clima para continuar as aulas”, afirmou.
A Brigada Militar e a Polícia Civil foram acionadas imediatamente. O adolescente suspeito foi apreendido em flagrante. A motivação do ataque ainda está sendo investigada, e a Delegacia de Polícia de Estação acompanha o caso.
Equipes de assistência social e psicólogos da rede municipal foram mobilizadas para atender os familiares de Vitor e os demais estudantes e profissionais da escola. A Prefeitura informou que novas medidas de apoio e segurança devem ser anunciadas nas próximas horas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper