A Escola Municipal Intendente de Vasconcelos Pinto, em Cruz Alta, está colhendo mais do que hortaliças, está cultivando cidadania, consciência ambiental e hábitos alimentares saudáveis por meio do Projeto Hortas Escolares.
A iniciativa, desenvolvida com o apoio da direção da escola, liderada pelo professor Bartollo, de educadores, famílias e parceiros locais, já resultou no plantio de 400 pés de alface das variedades crespa, lisa, mimosa e mimosa roxa, além de couve. Também foram semeadas cebola, cebolinha, rúcula, salsa e salsão, ampliando a diversidade de alimentos que futuramente irão compor a merenda escolar.
A proposta pedagógica está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Lei Estadual nº 13.601/2010, que incentiva atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas do Rio Grande do Sul. Em nível local, o projeto também atende ao Plano Municipal de Educação de Cruz Alta, ao fomentar práticas sustentáveis e educativas nas escolas da rede pública.
A nutricionista Patrícia Daltrozo, que acompanha a alimentação escolar no município, destaca a importância da ação: “A horta escolar contribui para despertar o interesse dos alunos por alimentos naturais, valoriza a agricultura familiar e enriquece a merenda com mais saúde e sabor. É uma iniciativa que nutre o corpo e a mente.”
O secretário Municipal de Educação, Paulo Moraes, também elogiou o projeto. “Projetos como esse refletem o compromisso da nossa rede municipal com uma educação integral, que forma cidadãos conscientes, saudáveis e participativos. Parabenizo toda a equipe da Escola Intendente Vasconcelos pelo trabalho exemplar, que serve de inspiração para outras escolas de Cruz Alta.”
Mais do que um espaço de cultivo, a horta da Escola Intendente de Vasconcelos Pinto tornou-se um terreno fértil para o aprendizado, o cuidado com o meio ambiente e a formação de valores essenciais para um futuro mais sustentável.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper