A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc), com apoio da Delegacia de Polícia de Veranópolis, deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação Puer Tutis, voltada à repressão de crimes de exploração sexual infantojuvenil praticados na internet.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Veranópolis, um homem de 38 anos foi preso em flagrante por armazenar conteúdo relacionado à pornografia infantil. A prisão ocorreu após a análise técnica de dispositivos eletrônicos encontrados no local, com autorização judicial.
As ações policiais tiveram como foco a identificação e apreensão de equipamentos utilizados para armazenar e compartilhar material ilícito, além da coleta de provas digitais. Conforme o delegado Marcos Vinícius Nespolo De David, a investigação teve início a partir da identificação de um endereço IP vinculado a uma conexão de internet no município, associado ao compartilhamento de conteúdo de exploração sexual infantil.
Com base nos elementos técnicos reunidos, a Polícia Civil solicitou à Justiça o mandado de busca e apreensão, com o objetivo de identificar o(s) responsável(is) pelo crime e garantir a preservação das provas. O nome do suspeito não foi divulgado.
A operação integra os esforços contínuos das forças de segurança para combater crimes cibernéticos e proteger crianças e adolescentes da violência sexual online. O material apreendido será periciado e a investigação segue em andamento.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper