O Grêmio somou um ponto fora de casa, mas saiu frustrado do empate em 1 a 1 com o Santos, nesta quarta-feira, 1º de outubro, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Edenilson marcou para o Tricolor, enquanto Lautaro Díaz decretou a igualdade já nos acréscimos. No sábado, o próximo desafio será contra o Bragantino, às 18h30min, em Bragança Paulista.
Com um time bastante desfalcado e preservando Marcos Rocha e Kannemann, Mano Menezes escalou a equipe de forma mais defensiva. Desde o início, o Santos pressionou, exigindo boas defesas de Gabriel Grando em chutes de Rollheiser e Escobar. O Grêmio chegou a abrir o placar aos 18 minutos, após jogada de Alysson e finalização de Edenilson, mas o VAR anulou equivocadamente por suposto toque de mão, já que a regra só prevê infração se o gol fosse diretamente do meia.
O Santos manteve maior posse de bola, explorando os lados do campo, mas encontrou uma defesa gremista bem postada, garantindo o 0 a 0 até o intervalo.
No segundo tempo, o Grêmio voltou mais organizado e conseguiu ser letal no contra-ataque. Aos 11 minutos, Pavon cruzou da esquerda e Edenilson completou para o fundo da rede, abrindo o placar. O Tricolor ainda teve chance de ampliar com André Henrique, mas o atacante finalizou para fora.
Atrás no marcador, o Santos partiu para o ataque e esbarrou em grandes defesas de Grando, em chutes de Lautaro Díaz e Tiquinho Soares. No fim, a pressão surtiu efeito. Zé Rafael acertou duas vezes a trave no mesmo lance, mas, aos 43, Lautaro Díaz aproveitou rebote no travessão e marcou o gol de empate.
Robinho Jr. ainda teve a chance da virada nos acréscimos, mas Wagner Leonardo evitou que o Santos conseguisse a vitória. O empate deixou o Grêmio com a sensação de que poderia ter somado três pontos fora de casa.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper