O Grêmio deu um passo decisivo rumo ao título do Campeonato Brasileiro Sub-17. Na noite desta segunda-feira, diante de mais de 7 mil torcedores na Arena, os jovens talentos tricolores dominaram o Atlético-MG e venceram por 4 a 1, construindo uma excelente vantagem para o jogo de volta da final. Com o resultado, o time comandado por Ruimar Kunzel poderá até perder por dois gols de diferença na partida decisiva e, ainda assim, confirmar o título nacional.
Os gols gremistas foram marcados por Lucca, duas vezes, Roger e João Borne. O Atlético-MG descontou com Mosquito, que aproveitou um erro da defesa gaúcha na segunda etapa. O Galo ainda teve um jogador expulso, o que facilitou o controle do jogo para o Grêmio.
O início da partida foi equilibrado, com os mineiros levando perigo logo aos três minutos. No entanto, a resposta tricolor veio rapidamente: aos seis, Vitor Ramon cruzou na medida e Lucca subiu mais alto que o goleiro adversário para abrir o placar. Em seguida, o Grêmio assumiu o comando da partida e ampliou aos 32 minutos, em bela cobrança de falta de Roger, que colocou a bola no ângulo. Antes do intervalo, Gabriel Mec fez boa jogada e serviu João Borne, que completou para o 3 a 0. O Tricolor ainda teve um pênalti anulado pelo VAR no fim do primeiro tempo.
Logo no retorno para o segundo tempo, Lucca voltou a brilhar e marcou o quarto gol gremista, aproveitando um desvio de Mec dentro da área. O Atlético-MG diminuiu com Mosquito, que chutou forte de canhota, mas não teve forças para reagir. A partir daí, o Grêmio administrou o resultado com maturidade e ouviu aplausos entusiasmados da torcida.
Com a larga vantagem construída em casa, o Tricolor gaúcho vai a Belo Horizonte no próximo jogo com a mão na taça, confiante em coroar a excelente campanha com o título do Brasileirão Sub-17.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper