O Grêmio está fora da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (23), na Arena, o Tricolor lutou, criou chances, acertou a trave, mas não conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida e acabou eliminado pelo Alianza Lima com um empate por 1 a 1. Como havia perdido por 2 a 0 no Peru, o resultado em casa não foi suficiente para avançar aos oitavos de final.
Gustavo Martins marcou para os gremistas, enquanto o veterano Barcos, ex-Grêmio, decretou o empate já nos acréscimos e fez valer a temida “lei do ex”. Com o revés, o Tricolor agora concentra suas atenções exclusivamente no Campeonato Brasileiro — no sábado, encara o Palmeiras, em São Paulo.
Diante de mais de 46 mil torcedores, o técnico Mano Menezes apostou numa formação mais ofensiva, com a entrada surpresa do jovem Riquelme. A equipe iniciou pressionando, mas encontrou dificuldade para transformar posse de bola em finalizações perigosas. O Alianza soube administrar o ímpeto inicial dos donos da casa e chegou com perigo em algumas escapadas no primeiro tempo, obrigando o goleiro Volpi a fazer boas defesas.
No segundo tempo, o Grêmio voltou mais agressivo e abriu o placar aos 10 minutos, em cobrança de escanteio finalizada por Gustavo Martins. O gol inflamou a torcida e o time intensificou a pressão. Braithwaite, Riquelme e André Henrique criaram chances claras, mas a bola insistiu em não entrar. André ainda acertou a trave aos 29, em uma das melhores oportunidades da partida.
Quando o Grêmio parecia próximo do segundo gol, Barcos apareceu no último lance da partida e, com categoria, encobriu Volpi, fechando o placar em 1 a 1 e decretando a eliminação gremista da competição continental. Antes disso, Zambrano, do time peruano, foi expulso por acúmulo de cartões.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper