O governo do Rio Grande do Sul autorizou, nesta quinta-feira (7), no Palácio Piratini, a implantação da primeira ferrovia de passageiros concedida à iniciativa privada dentro de um estado brasileiro. O contrato foi firmado com a empresa SulTrens, responsável por desenvolver o projeto ferroviário que ligará Porto Alegre a Gramado, com investimento previsto de R$ 4,5 bilhões, totalmente proveniente de recursos privados. A concessão terá validade de 99 anos.
Com 83 quilômetros de extensão, a linha ferroviária passará por 19 municípios e impactará diretamente outros três. A expectativa é de que a operação inicie em 2032, com previsão de atender cerca de quatro milhões de viagens por ano.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite destacou que o Estado não terá custos com a obra, incluindo as desapropriações, que ficarão sob responsabilidade dos empreendedores. “O Estado deve desenvolver equipes próprias para acompanhar o projeto e, assim que esses processos começarem a entrar na etapa de licenciamento, darmos capacidade de celeridade a eles”, afirmou Leite.
De acordo com Renato Ely, administrador da SulTrens, o próximo passo será o detalhamento dos estudos técnicos e a captação de investidores. Ele informou que os trens devem transportar até 250 passageiros por viagem, com percurso estimado em pouco mais de uma hora entre a capital e a Serra Gaúcha. A linha também poderá ser utilizada para o transporte de cargas.
“A gente imagina que consiga captar algo em torno de dois milhões de passageiros indo e voltando, o que representaria quatro milhões de viagens por ano”, estimou Ely, ao afirmar que o foco é oferecer um padrão de qualidade semelhante ao praticado em países como Estados Unidos e Europa.
O traçado inclui 27 cruzamentos com rodovias, 15 pontes e viadutos, entre eles um viaduto ferroviário sobre a Freeway (BR-290), e nove túneis. A estação final será construída na região entre Gramado e Canela.
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, projetou a geração de mais de 22 mil empregos, diretos e indiretos, nas fases de implantação e operação do projeto. A previsão é de que a licença de autorização seja obtida até 2029.
Municípios no traçado da ferrovia:
– Porto Alegre
– Canoas
– Cachoeirinha
– Gravataí
– Esteio
– Sapucaia do Sul
– São Leopoldo
– Novo Hamburgo
– Campo Bom
– Dois Irmãos
– Sapiranga
– Araricá
– Parobé
– Taquara
– Morro Reuter
– Nova Hartz
– Igrejinha
– Picada Café
– Santa Maria do Herval
– Três Coroas
– Gramado
– Canela
O projeto é considerado um marco para a mobilidade no Estado e para o fortalecimento do turismo na Serra, especialmente em Gramado e Canela, dois dos principais destinos turísticos do país.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper