A passagem de uma frente fria provoca mudanças importantes nas condições do tempo em diversas regiões do Brasil nesta segunda-feira (19). O sistema avança sobre o Sudeste e aumenta o risco de chuva e temporais, enquanto no Sul do país o cenário é de melhora gradual do tempo, acompanhado por queda nas temperaturas ao longo do dia.
A partir da tarde e da noite desta segunda-feira, são esperadas chuvas e temporais isolados em pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em algumas áreas, a chuva pode ocorrer com forte intensidade em curto período de tempo, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos urbanos.
No Sul do Brasil, a segunda-feira será marcada por mudança no padrão atmosférico. Com o avanço de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão, as instabilidades se afastam e o tempo tende a ficar mais firme na maior parte da região. A nebulosidade diminui gradualmente, e as temperaturas entram em declínio, encerrando o período de calor mais intenso registrado nos últimos dias.
Segundo a MetSul Meteorologia, esta é a segunda incursão de ar frio do ano, embora menos intensa do que a observada na primeira semana de janeiro. Ainda assim, a massa de ar frio será suficiente para provocar madrugadas mais frias e tardes mais amenas em todo o Sul.
Em Cruz Alta, nesta segunda-feira (19), a previsão indica temperatura mínima de 12°C e máxima de 23°C. O cenário reforça a sensação de tempo mais agradável, com redução do calor e maior conforto térmico ao longo do dia.
As madrugadas seguem com temperaturas abaixo da média em diversas áreas do Sul. Em regiões da Campanha, os termômetros podem marcar entre 10°C e 13°C, enquanto nos pontos mais elevados dos Aparados da Serra as mínimas podem variar entre 5°C e 7°C.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
