Uma frente fria começou a atuar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16), provocando mudanças no tempo em todo o território gaúcho. Segundo a MetSul Meteorologia, esta quinta-feira (17) será marcada por céu nublado a encoberto na maior parte do Estado, com registro de chuva fraca e garoa em várias regiões. Embora os volumes previstos sejam baixos, pontos isolados podem ter chuva mais forte, acompanhada de raios e até granizo de forma muito localizada.
A temperatura tende a cair ao longo do dia. O ar frio que ingressou no RS na noite anterior ganha força e deve fazer com que as mínimas ocorram à noite, ao contrário do habitual. As máximas estão previstas para o começo da manhã, com queda acentuada já nas primeiras horas da tarde. Em muitas cidades, os termômetros devem marcar entre 10 °C e 13 °C durante a tarde, mas em diversas localidades as marcas ficarão abaixo dos 10 °C.
Apesar da forte nebulosidade, há chance de o sol aparecer entre nuvens em algumas regiões na segunda metade do dia. O vento, impulsionado por um sistema de baixa pressão, deve soprar moderado em boa parte do Estado, com rajadas ocasionais.
A MetSul descarta a possibilidade de uma nova onda de frio prolongada. A massa de ar frio que avança sobre o Sul do Brasil é de curta duração e seu impacto será mais intenso entre as noites de sexta (18) e sábado (19), especialmente nas madrugadas. As temperaturas mínimas devem variar entre 5 °C e 10 °C na maioria das cidades, podendo chegar a 0 °C ou até abaixo disso nos Campos de Cima da Serra, onde há chance de geada.
Embora o frio durante a tarde se concentre nesta quinta-feira, os meteorologistas destacam que o fim de semana terá madrugadas frias e tardes agradáveis, com predomínio de ar seco e sol. O fenômeno também afeta Santa Catarina e Paraná, com risco de geada nos três estados do Sul, embora sem a mesma intensidade da registrada no fim de junho e início de julho.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper