Os gaúchos ainda vão precisar manter os casacos à mão e o guarda-chuva por perto. A chuva continua até terça-feira (29) em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros na metade leste do Estado. A partir de quarta-feira (30), o tempo firma, mas os termômetros devem despencar, com possibilidade de geada e temperaturas próximas de 0°C em algumas regiões.
Até terça, o céu segue nublado e com pancadas de chuva, mantendo a sensação de frio, com máximas que não ultrapassam os 16°C. A virada no tempo começa na própria terça-feira, quando uma massa de ar frio e seco começa a atuar sobre o Estado, estabilizando o clima, mas derrubando as temperaturas.
Na quarta-feira, o sol volta a aparecer entre nuvens, mas as temperaturas despencam: em Porto Alegre, a máxima prevista é de 17°C durante a tarde, com mínima de 8°C à noite. Na Serra Gaúcha, o frio será mais intenso, com previsão de mínima de 1°C em Bom Jesus, e possibilidade de formação de geada e nevoeiro nas primeiras horas da manhã e também à noite, principalmente no Norte.
Na quinta-feira (31), o frio começa a perder força, e as temperaturas voltam a subir gradualmente. A máxima prevista para Porto Alegre é de 22°C, com presença de sol em todas as regiões do Estado.
Na sexta-feira (1º), o tempo segue firme durante o dia, mas há possibilidade de chuva à noite. O fim de semana promete tempo mais estável, com sol entre poucas nuvens e temperaturas agradáveis, variando entre 15°C e 22°C.
A previsão aponta para uma semana de transição, com forte influência de uma massa de ar polar que deve marcar presença nos próximos dias antes de dar espaço a temperaturas mais amenas no início de agosto.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper