O tempo segue instável no Rio Grande do Sul e a combinação entre chuva e frio deve marcar os próximos dias em praticamente todo o Estado. Até terça-feira (29), o guarda-chuva continuará sendo item obrigatório, especialmente na metade leste gaúcha, onde os acumulados podem chegar a 80 milímetros.
A virada no tempo começa justamente na terça, com o avanço de uma massa de ar frio e seco que afasta a instabilidade, mas provoca queda brusca nas temperaturas. A partir de quarta-feira (30), o sol volta a aparecer entre nuvens em diversas regiões, porém o frio ganha força: em Porto Alegre, os termômetros devem marcar 8°C à noite, enquanto na Serra as mínimas se aproximam de 0°C, com previsão de 1°C em Bom Jesus.
O cenário será típico de inverno rigoroso: tardes frias, madrugadas geladas e possibilidade de geada no Norte do Estado. Há ainda previsão de nevoeiro pela manhã e à noite em diversas localidades, exigindo atenção redobrada de motoristas.
Na quinta-feira (31), o frio começa a se afastar e as temperaturas voltam a subir gradativamente. Na capital, a máxima chega aos 22°C. O sol predomina em todas as regiões até o fim da semana, mas uma nova frente de instabilidade pode provocar chuva na noite de sexta-feira (1º).
O sábado e o domingo devem ser de tempo firme, com sol entre poucas nuvens e clima mais ameno. As temperaturas devem oscilar entre 15°C e 22°C, trazendo um fim de semana mais confortável para os gaúchos após dias de instabilidade e frio intenso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper