O governo do Rio Grande do Sul anunciou a suspensão do início do ano letivo nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira, 10 de fevereiro. A medida atende à decisão do Tribunal de Justiça, motivada pela intensa onda de calor que atinge o estado. O governo aguarda a análise de um recurso e atualizará informações sobre o calendário escolar na segunda-feira, 10.
Na cidade de Cruz Alta, a Secretaria Municipal de Educação também adiou o retorno das aulas na rede municipal para o dia 17 de fevereiro. Apesar disso, as formações dos professores, programadas para os dias 10 e 11 de fevereiro, estão mantidas. Já nos dias 12, 13 e 14, os docentes estarão dispensados das atividades, com reposição em datas futuras, conforme determinação da Secretaria.
As equipes gestoras das escolas municipais de Cruz Alta continuarão atendendo ao público para matrículas, transferências e demais demandas administrativas, mesmo durante a suspensão das aulas.
A onda de calor extremo, que pode superar os 40°C em algumas regiões, é a principal razão para as alterações no calendário escolar, visando preservar a saúde e o bem-estar de alunos, professores e equipes escolares.
Onda de calor
De acordo com a Climatempo, a onda de calor deve persistir influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do Estado, pelo menos, até a quarta-feira (12).
A semana começa com predomínio da estabilidade. A segunda-feira (10) será ensolarada, marcada pela presença de tempo firme e céu aberto. Não haverá condições para chuvas significativas.
Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas em Porto Alegre podem chegar aos 40ºC. O mesmo é esperado para cidades da Fronteira Oeste e da Campanha. Não é descartado que recordes de calor sejam superados.
Na terça-feira (11), a condição de calor intenso persiste durante o dia em todo RS. Contudo, a aproximação de uma nova frente fria sobre o oceano deverá estimular o retorno da instabilidade, especialmente no sul e leste gaúchos. A tendência é que essa frente fria avance na quarta-feira (12), ampliando as áreas de chuva.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper