Na manhã de sexta-feira, 24 de outubro, a Polícia Civil e a Polícia Federal, com o apoio da Brigada Militar, deflagraram a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo (RS), com atuação no tráfico transnacional de drogas e na lavagem de dinheiro.
A operação contou com 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal, incluindo 23 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva, nove de prisão temporária e o bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas. Além disso, 18 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Estadual. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Passo Fundo (RS), Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).
Ao todo, 15 pessoas foram presas, seis em cumprimento de mandados de prisão, cinco no presídio e quatro em flagrante. Durante a ação, foram apreendidos veículos, cocaína, maconha, skunk, arma de fogo e munições. Também houve a interdição de três imóveis utilizados para atividades ilícitas e o bloqueio de valores em 30 contas bancárias.
A Justiça Federal decretou ainda a interdição de três empreendimentos comerciais construídos em área federal, um restaurante, uma lavagem de veículos e uma revendedora de bebidas, utilizados para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.
As investigações começaram em 2023, após a apreensão de 100 kg de drogas (cocaína, crack e maconha) no posto fiscal de Goio-Ên, em Nonoai (RS). Na ocasião, um caminhão de transportadora, que trazia carga proveniente de Cascavel (PR) com nota fiscal adulterada, foi interceptado durante fiscalização de rotina. Ainda naquele ano, outra apreensão de 83 kg de cocaína em Passo Fundo apontou ligação com o mesmo grupo criminoso.
O inquérito identificou que o líder da organização, recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo, comandava a compra de drogas na fronteira e sua distribuição pela região.
A operação mobilizou 100 policiais federais, 80 policiais civis e contou com o apoio de 12 policiais do 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo, em uma das maiores ações conjuntas de combate ao crime organizado no norte do Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Polícia Civil
