Nesta terça-feira, 29 de julho, a Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou uma operação de fiscalização no município de Chapada, no Norte do Rio Grande do Sul. Ao todo, quatro estabelecimentos comerciais foram vistoriados, resultando na apreensão de 1,5 tonelada de produtos impróprios para o consumo humano.

Durante a ação, um dos mercados fiscalizados, que também abrigava um açougue e um restaurante, foi interditado devido a graves problemas estruturais e condições precárias de higiene. No local, os agentes encontraram grande quantidade de carne vencida e sem procedência, além de produtos com rotulagem irregular, armazenados em temperaturas inadequadas.
A fiscalização também apreendeu cachaça, carvão e produtos coloniais sem origem comprovada, além de unidades de álcool cuja comercialização é proibida em mercados.
Participaram da operação o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM). As ações seguem intensificadas em todo o estado para garantir a segurança alimentar da população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: Ministério Público do RS