O Rio Grande do Sul terá um fim de semana de calor intenso e instabilidade, de acordo com a MetSul Meteorologia. Uma massa de ar quente e úmida cobre o estado neste sábado (3), favorecendo pancadas de chuva isoladas já pela manhã em algumas regiões.
As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia. A tarde será quente, com máximas em torno de 30°C na Fronteira Oeste e sensação de abafamento. O aumento do calor pode formar novas áreas de instabilidade, provocando chuvas localizadas e até temporais pontuais. O sol aparece entre nuvens em todas as regiões, mas alguns locais terão períodos de maior nebulosidade.
No domingo (4), o calor se intensifica e o estado terá temperaturas típicas de verão. As máximas devem ficar entre 32°C e 35°C em grande parte do território, podendo alcançar entre 35°C e 37°C nos vales e no Noroeste. Até mesmo a Serra terá marcas elevadas, com termômetros passando dos 30°C em diversas cidades.
A segunda-feira (5) marca a virada do tempo. A chegada de uma frente fria traz chuva forte e risco de temporais em várias regiões, com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. Além da instabilidade, a frente fria derrubará as temperaturas, trazendo alívio após o calorão do fim de semana.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper