Dados do 5º Levantamento da Safra de Grãos da atual temporada, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam que o cultivo de feijão no Rio Grande do Sul apresentou plantio eficiente, mesmo com o calendário mais tardio da cultura.
Segundo o levantamento, o plantio do feijão cores foi concluído ainda em janeiro, com áreas semeadas concentradas principalmente na região do Planalto Superior. A Conab aponta que as condições edafoclimáticas da região favoreceram o desenvolvimento da cultura, mesmo fora do período tradicional de cultivo.
O estudo também destaca que a adoção de pacote tecnológico pelos produtores tem sido fator relevante para a manutenção do volume de produção, contribuindo para o bom desempenho das lavouras.
Apesar disso, a área total semeada no Estado ficou abaixo do registrado na safra anterior e também inferior às estimativas previstas nos levantamentos iniciais. Conforme a companhia, a menor rentabilidade do feijão em comparação com outras culturas de verão foi um dos principais motivos para a redução da área cultivada.
Em relação às condições das lavouras, o levantamento aponta bom desenvolvimento das plantações, mesmo com oscilações climáticas registradas ao longo do ciclo produtivo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
