Após dias fora de suas residências devido à enchente provocada pelo rio Ibirapuitã, famílias de Alegrete, na Fronteira Oeste, começaram a retornar para suas casas nesta sexta-feira (26). O recuo do nível do rio permitiu a liberação da volta, que ocorreu somente após vistoria da Defesa Civil.
De acordo com o coordenador municipal, Adão Roberto Rodrigues, o Ibirapuitã marcava 8,75 metros pela manhã, cerca de um metro abaixo da cota de inundação, que é de 9,7 metros. “Cada família recebeu um kit com produtos de limpeza e autorizamos o retorno somente após a realização de uma vistoria nos locais”, destacou.
O rio havia entrado em cota de alerta no domingo passado, após atingir 8,7 metros em razão das chuvas registradas na região. A cheia obrigou moradores a deixarem suas casas; em alguns casos, uma família precisou sair de barco, enquanto outra improvisou uma barraca para se abrigar. Os bairros mais atingidos foram Vila Nova e Santo Antônio.
Situação em Itaqui
Enquanto em Alegrete o nível do rio recua, em Itaqui, o rio Uruguai segue em elevação e deve atingir a cota de inundação de 8,3 metros ainda nesta sexta-feira. No início da tarde, o manancial já estava em 7,7 metros.
Segundo a prefeitura, apesar da elevação, não há previsão de que o rio avance sobre residências. A Defesa Civil local segue monitorando a situação, e até o momento o município não registra desabrigados ou desalojados.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper