A Expointer 2025 contará com a participação de 997 ovinos de 15 raças e cinco variedades naturalmente coloridas, marcando o maior número de animais inscritos desde 2009. A exposição será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), que organiza a participação da espécie no evento.
Segundo a superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, esse número representa uma importante recuperação da ovinocultura no Estado e um marco histórico. “O ano passado já foi uma superação, porque, devido a tudo que aconteceu no Estado, como as enchentes, tivemos um número alto, que foram 871. E agora, com 997, superamos todas as expectativas”, afirmou.
A Arco prepara quatro pistas de julgamento, onde ocorrerão avaliações simultâneas. Antes de participar dos julgamentos de classificação, todos os animais passarão por uma triagem técnica de admissão. A raça Texel lidera em número de inscrições, com 226 animais, sendo também a principal entre os ovinos naturalmente coloridos, com 103 inscritos.
Magali Moura destaca que o crescimento nas inscrições reflete o crescente interesse pela carne ovina e o ingresso de novos produtores no setor. “A cada dia se recebem novos cadastros de criadores interessados em investir na atividade. Acredito que esse aumento vai se refletir também nas comercializações durante os leilões na Expointer, que reunirão diversas raças e variedades”, projeta.
A última vez em que o número de inscrições se aproximou desse patamar foi em 2009, com 998 ovinos. A expectativa agora é de que a Expointer 2025 consolide essa tendência de retomada e aquecimento da cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper